Ja fez seu processo de Acreditação? Entre aqui e acompanhe o processo:

Esqueci minha senha

Perguntas Frequentes

O que é Acreditação?

Acreditação é um documento emitido pela ABPMC que assegura a qualificação de um profissional como analista do comportamento, após rigorosa avaliação.

Quem avalia minha solicitação de Acreditação?

Uma comissão de cinco membros, aclamados e acreditados pela Assembleia Geral da ABPMC, em 26 de setembro de 2014, na cidade de Fortaleza-CE. Esses profissionais passaram a constituir a primeira comissão de Acreditação, que avaliará as solicitações de Acreditação de analista do comportamento pela ABPMC.

Por que a ABPMC está promovendo a Acreditação de analistas do comportamento?

A Acreditação visa garantir que os profissionais ofereçam serviços eticamente orientados e compatíveis com os princípios e procedimentos da Análise do Comportamento, segundo os quais a eficácia dos procedimentos, das intervenções e dos resultados alcançados deve ser sistematicamente verificada. Este rigor permite oferecer serviços de qualidade à sociedade além de contribuir constantemente para o aprimoramento deles. Desse modo, a Acreditação assegura às pessoas e/ou instituições interessadas nas intervenções do analista do comportamento a distinção entre os competentes e ‘genuínos’ analistas do comportamento dos outros profissionais que assim se declaram sem apresentarem o devido conhecimento e preparação que justifiquem essa autodesignação. Além disso, a Acreditação visa incentivar uma formação profissional de qualidade. A existência de critérios claros e unívocos para o reconhecimento do trabalho do analista do comportamento poderá contribuir para que instituições dedicadas à formação profissional, em diferentes instâncias de capacitação (graduação, iniciação científica, especialização, mestrado ou doutorado), conduzam essa formação de modo a qualificar adequadamente os novos profissionais.

Quais as exigências para ser acreditado pela ABPMC?

Ter concluído curso superior e atender aos critérios estabelecidos nos arts. 24 e 25 do Regulamento de Acreditação.

Preciso ser sócio da ABPMC para solicitar minha Acreditação como analista do comportamento?

Não. Os solicitantes de Certificado de Acreditação pela ABPMC não necessariamente precisarão ser sócios da entidade, conforme afirma o art. 23 do Regulamento.

Preciso ser psicólogo para solicitar minha Acreditação?

Não. Qualquer profissional com formação de nível superior que atue como analista do comportamento e se enquadre nos requisitos dos arts. 24 e 25 do Regulamento de Acreditação poderá solicitá-la.

Sou professor de análise do comportamento. Posso solicitar minha Acreditação?

Sim. O parágrafo único do artigo 24 do Regulamento de Acreditação estabelece que os (1) Os professores de graduação, especialização, mestrado ou doutorado e (2) outros profissionais que exercem trabalho como analista do comportamento, que não se enquadram nos requisitos especificados no art. 24 deste Regulamento devem comprovar sua atuação como analista do comportamento, pelo menos por dois anos consecutivos, com comprovantes institucionais, tais como contrato de trabalho profissional, cópias de recibos de prestação de serviços ou outras formas cabíveis de comprovação do vínculo e do tipo de trabalho realizado. Devem também apresentar dois trabalhos que considerem representativos de sua atividade, conforme as especificações do art. 25 do Regulamento.

Trabalho com a aplicação da análise do comportamento, mas não exerço atividade acadêmica. Posso solicitar minha acreditação?

Sim. Para essa condição aplicam-se os mesmos critérios relativos aos arts. 24 e 25 do Regulamento.

Não tenho publicações. Como posso comprovar minha atuação como analista do comportamento?

Apresente dois trabalhos que considere representativos de sua atividade, conforme as especificações do art. 25 do Regulamento.Tais trabalhos podem referir-se a: intervenções profissionais de qualquer tipo; pesquisa básica de qualquer tipo; sistematização de conhecimentos; relato da etapa de um trabalho de intervenção que esteja desenvolvendo; pesquisa ou trabalho de análise conceitual.

Como proceder para solicitar minha Acreditação?

Apresente, por meio eletrônico, o protocolo de cadastramento de acordo com o modelo apresentado no site da ABPMC, acompanhado de pedido de Acreditação dirigido à ABPMC e dos comprovantes referentes aos últimos dez anos de exercício profissional, conforme os arts. 24 e 25 do Regulamento.

Que documentos devo anexar em minha solicitação de Acreditação?

Depende dos critérios escolhidos pelo solicitante da Acreditação. Ver arts. 24 e 25 do Regulamento.

Quanto custa a Acreditação?

O valor da taxa para emissão ou renovação da Acreditação é proposto pela comissão de Acreditação e aprovado pela Assembleia da ABPMC, não podendo exceder o valor correspondente a três anuidades do profissional associado. O custo atual da acreditação é de R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais) e R$ 675 para sócios da ABPMC.

Meu Certificado de Acreditação pode ser anulado por alguma razão?

Sim. O certificado de Acreditação da ABPMC perderá sua validade caso exista um processo legal que anule, proíba ou suspenda a autorização do exercício profissional do portador do certificado. A suspensão e/ou proibição da atuação profissional poderão ter sido impostas por diferentes instâncias legais do país, responsáveis pelo exercício da profissão ou por crimes cometidos por seus executores que levem à perda dos direitos de exercício da profissão. Há ainda a possibilidade de a pessoa ter o certificado anulado, de acordo com o § 31 do Regulamento.

Qual a validade de meu certificado de Acreditação?

O Certificado de Acreditação de analista do comportamento emitido pela ABPMC terá a duração de cinco anos a partir da data de sua emissão pela Associação. Deverá ser renovado a cada cinco anos.

O que devo fazer para renovar meu Certificado de Acreditação?

Apresentar, por meio eletrônico, o protocolo de solicitação da renovação da Acreditação junto com os comprovantes referentes aos últimos cinco anos de exercício profissional, conforme os arts. 24 e 25 e anexos do Regulamento.

Onde posso obter mais informações sobre a acreditação?

No documento Regulamento do trabalho de Acreditação de analistas de comportamento, acessível no site da ABPMC.